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segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O Marketing Pessoal nas Redes Sociais (2ª Parte) - A Comunicação Assertiva

Precisamos ser assertivos 
em todos os momentos da vida,
principalmente nas redes sociais.
                                             









Ser assertivo - e não "acertivo" - não significa "estar certo", e por isto a palavra é escrita com "ss", não com "c". Porém, tem algo a ver com "estar certo" no sentido de "agir corretamente", tal como Vera Martins explicou no Programa do Jô (assista ao vídeo). "Assertividade" é a habilidade de se fazer as coisas da maneira mais apropriada, como Vera mostra no exemplo dado por ela na entrevista. Portanto, "comunicação assertiva" é a forma de se revelar uma opinião, pensamentos, sentimentos, crenças ou descrenças de maneira sincera sem desrespeitar os direitos das outras pessoas - ou seja, evitando palavrões, termos chulos, agressividades, etc., nos relacionamentos com outras pessoas. Isto é fundamental para quem utiliza redes sociais online, onde devem ser evitadas piadas pornográficos (como imagens e/ou só com textos), comentários com palavrões (estes não serão vistos só pelos seus amigos), etc. Postagem deste tipo denigrem o marketing pessoal de quem as pratica, e por isto já fizeram muita gente perder empregos e até mesmo o direito de exercer a profissão, seja esta qual for.
Vera Martins é uma das mais conhecidas consultores de comunicação assertiva no Brasil. No vídeo acima, ela destaca a importância da assertividade entre patrões ou líderes e funcionários, mas é claro que o mesmo exemplo é válido para conversas entre amigos. Porém é óbvio que o exemplo que ela cita também é válido para o uso assertivo de redes sociais, blogs, e-mails, etc. Afinal, como diz Mário Persona no vídeo no artigo anterior, quando usamos a internet não estamos lidando apenas com computadores, estamos nos relacionando com pessoas. Quando eu posto um artigo como este, por exemplo, eu estou me relacionando com pessoas que podem acessá-lo em qualquer lugar do mundo. Por isto, tenho que ter o cuidado de respeitar opiniões diferentes, culturas diferentes, religiões diferentes, e procurar evitar todos os tipos de constrangimentos que possam ocorrer.
O mesmo acontece numa rede social, mesmo num relacionamento entre pessoas de um mesmo país, mesmo estado, mesma cidade, mesma família, etc.
Numa rede social como o Facebook, por exemplo (a mais usada no mundo atualmente), caso uma pessoa tenha algo a dizer contra uma postagem feita por alguém, não tem nada demais se fizer um comentário revelando apernas uma opinião a favor ou contrária, desde que este seja feito de forma educada, respeitosa em todos os aspectos. Porém, se deseja demonstrar uma insatisfação por um motivo qualquer, não deve fazer isto num espaço que possa ser visto por outras pessoas; deve enviar uma mensagem particular à pessoa à qual pretende se dirigir. Por sua vez, a pessoa que recebe a mensagem tem o direito de resposta, que deve ser dada na mesma condição - particularmente e dentro de limites respeitosos.
Este é um dos principais motivos pelos quais o usuário de um rede social tanto pode obter sucesso na vida como pode aprofundar-se no fracasso. Tudo vai depender principalmente dele mesmo, ou seja, de como ele se comporta como usuário da rede. 

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