Seu comportamento na Internet é como seu comportamento em qualquer situação na vida: tanto pode lhe ajudar a conquistar mais sucesso como pode arruinar sua carreira profissional e sua vida. Só depende de você mesmo(a).

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A Importância do Seu Marketing Pessoal nas Redes Sociais

No Facebook,
cada grupo do qual você participa
é uma rede social diferente. 
Num site de relacionamentos,
você participa de várias redes sociais,
não de apenas uma.
Isto torna sua preocupação 

com seu marketing pessoal 
ainda mais importante.





Na internet, muitas pessoas costumam confundir "sites de relacionamento" com "redes sociais". Equivocadamente, usam as duas expressões como se ambas tivessem o mesmo significado. "Sites de relacionamentos" são sites como o Facebook, o LinkedIn (este, exclusivamente para interesses profissionais), o Twitter, etc. "Redes sociais" são as comunidades que se formam dentro desses sites. No Facebook e no LinkedIn, essas comunidades são chamadas de "grupos". Portanto, o Facebook, por exemplo, pode ser considerado como uma rede de redes sociais, já que permite que uma mesma pessoa participe de vários grupos.
Para entender melhor a preocupação que se deve ter com isto, o usuário precisa entender bem o significado de "rede social", e que não é apenas na internet que existem redes sociais: uma pessoa participa de várias redes sociais ao longo da vida, desde a infância.
Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas e/ou organizações (empresas, órgãos públicos, sindicatos e outras associações) com a intenção de partilhar valores e objetivos comuns. Sem essa intenção, não há razão para uma pessoa participar de uma rede social, porque nela o relacionamento entre  seus participantes se baseia fundamente na identidade entre eles. Um exemplo disto é uma associação de moradores de um bairro ou de uma cidade, que tem por finalidade a discussão e a realização de meios para atender às necessidades comuns dos habitantes. As redes profissionais como sindicatos, federações e confederações tem como objetivos o atendimento a necessidades de suas respectivas categorias profissionais (médicos, professores, jornalistas, etc.)
O sentido de "rede social" na internet não é diferente do sentido desa expressão na vida em geral. É por isto que no Facebook as pessoas criam e se agregam a grupos específicos nos quais demonstram interesses comuns sobre um determinado tema. Há, por exemplo, um grupo ou rede social interessado em literatura, outro em temas políticos, outros para fins filantrópicos, outros específicos para moradores de uma cidade ou um bairro, etc. No LinkedIn, há grupos específicos para empresários, para uma determinada categoria profissional, etc. 
Na vida em geral, uma pessoa pode participar de várias redes sociais: por exemplo, o da igreja que frequenta, o do local de trabalho (a relação entre colegas de trabalho é uma rede social), o do curso que realiza (a relação entre estudantes de um mesmo curso é uma rede social), etc. A mesma coisa acontece no que se refere às redes sociais nos sites de relacionamento. Isto acentua profundamente a necessidade do maior zelo possível de cada participante pelo seu marketing pessoal.
O significado de "marketing pessoal" já foi mostrado em outros artigos neste blog, mas podemos resumi-lo aqui: é a forma como você demonstra para as outras pessoas quem e como você, não apenas fisicamente, mas principalmente quanto ao seu estilo de vida, seu caráter, sua formação educacional, etc. Isto significa que o que pode resultar do seu comportamento numa rede social online é igual ao que pode resultar do seu comportamento em qualquer outra rede social na sua vida: você tanto pode alcançar sucesso na profissão como fracasso na vida. Mas isto depende principalmente de você mesmo. Ou seja: da sua sensatez ou insensatez. 
Portanto, para usar uma rede social online, o interessado precisa adotar uma estratégia de marketing pessoal. Sim, porque atualmente grande parte da promoção pessoal depende dos relacionamentos que as pessoas criam nas redes sociais na internet e na vida em geral. Esses relacionamentos são essenciais para o sucesso profissional e o bem estar pessoal.
Digo isto porque está muito evidente que as redes sociais online estão cada vez mais promovendo uma revolução e, ao mesmo tempo, uma evolução na forma das pessoas e das organizações se relacionarem entre si. A maneira como uma pessoa se comporta numa rede social se torna sua marca. No caso de uma rede social na internet, essa marca é muito mais profunda. Por isto se faz necessário um plano de marketing pessoal na internet. Este plano será abordado na próxima postagem.

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