Seu comportamento na Internet é como seu comportamento em qualquer situação na vida: tanto pode lhe ajudar a conquistar mais sucesso como pode arruinar sua carreira profissional e sua vida. Só depende de você mesmo(a).

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O Marketing Pessoal nas Redes Sociais (1ª Parte)




Mário Persona, 
especialista em marketing, consultoria empresarial, comunicação social, etc., 
dá excelentes "dicas" sobre o que se pode 
e o que não se deve fazer 
numa rede social online durante uma entrevista a Audrey Salatti na TV +. 
Você pode ver outros vídeos com as "dicas" de Mário Persona no Youtube
procurando "Mário Persona - Comportamento Ético nas Redes Sociais".  


Toda pessoa tem que se preocupar 
com seu aspecto profissional
mesmo nos momentos 
em que não está exercendo a profissão. 

Prestem bastante atenção numa "dica" que Mário Persona dá na entrevista: quando você usa a Internet para publicar algo, seja em blogs ou em redes sociais, deve "esquecer" que está usando um computador e se lembrar que está se relacionando com pessoas. Isto significa que você deve publicar - ou "postar" - o que quiser, porém pensando, ao mesmo tempo, no que essas pessoas provavelmente esperam de você.
Mesmo nos momentos de lazer, em festas, simples encontros entre amigos, toda pessoa tem que se preocupar em manter uma boa imagem, a melhor postura e a melhor conduta possível. Isto poderá ajudá-lo a ser indicado, recomendado. A falta de preocupação com esse comportamento pode não apenas fazer com que ela não seja indicada; pode até mesmo arruinar sua carreira. Isto se chama "marketing pessoal". Não Internet, isto não é diferente. O chamado "mundo virtual" não um mundo diferente do real, faz parte do mundo real.
Quando falamos em marketing pessoal, geralmente as pessoas associam isto à maneira como se vestem para determinadas ocasiões. "Marketing pessoal" é fundamentalmente a forma como você será lembrado pelas pessoas com quem você se encontra pela primeira vez, ou mesmo com que você se encontra frequentemente, ou com quem você se relaciona pelas redes sociais, por telefone ou seja como for. O marketing pessoal é o conjunto de tudo que possa representar sua "marca registrada": a maneira como você se veste, a maneira como você fala, seu comportamento num almoço ou jantar ou em qualquer evento, etc.
Não é apenas isto. Atualmente o marketing social das pessoas se evidencia nas formas como elas usam as redes sociais online. Isto é algo que requer muito cuidado. Por isto, os usuários precisam saber quais são os objetivos e as finalidades dessas redes e o que se deve fazer para evitar de colocar em risco sua própria segurança e não causar constrangimentos a outras pessoas.

As finalidades das redes sociais.

As redes sociais online - também chamadas "redes sociais virtuais" ou "sites de relacionamento" - são espaços disponibilizados na Internet que permitem a partilha (ou "compartilhamento") de informações, opiniões, etc., em formato de textos, fotografias, desenhos, vídeos, etc. As redes formadas através do Facebook, por exemplo, permitem formações de grupos - ou "comunidades virtuais" com a participação de pessoas autorizadas pelo administrador (sugiro muito cuidado com relação à autorização de participação de pessoas não conhecidas) com finalidades específicas ou não, ou para discussões e debates sobre temas específicos ou variados. 
No Brasil, atualmente as redes sociais online respondem por mais de 60% do tráfego via Internet. Atualmente elas são as principais formas de relacionamentos pessoais (não individuais ou muito particulares) e profissionais. As mais populares no Brasil são o Facebook, o Orkut e o Twitter. O Facebook é o mais abrangente, facilitando principalmente inter-relações de interesse profissional, mas sem perder o caráter social. O Orkut, rede filiada ao Google, permite que as pessoas criem novas amizades (neste caso todo cuidado é pouco) mas seu principal objetivo é ajudá-las a manter relacionamentos já existentes (o que é muito mais recomendável em qualquer rede). 
O Twitter é uma rede social com a função de um servidor para microblogging (1) que permite que seus usuários enviem mensagens e leiam suas próprias atualizações. Suas mensagens podem ser enviadas por SMS, serviços instantâneos, e-mail,  MP3 ou colocados à disposição na Internet. 
Outra rede social que também está se popularizando no Brasil é o LinkedIn. Esta tem objetivos mais voltados para relações profissionais. Veja maiores detalhes a respeito neste artigo: https://sites.google.com/site/empreendaea/veja-como-o-linked-in-funciona-e-participe-do-empreenda

O que o usuário das redes sociais online precisam evitar

Os relacionamentos online podem oferecer tantos perigos como os relacionamentos pessoais quando não tomamos os devidos cuidados. Na maioria dos casos, a exposição ao perigo se dá muito mais por descuido dos próprios usuários do que por outros motivos. Quando dizemos que as redes sociais permitem as trocas de informações pessoais, muita gente confunde a palavra "pessoais" com "individuais", que não tem o mesmo significado - embora até em alguns dicionários sejam relacionadas como "sinônimas". "Informação pessoal" é toda informação dada pela pessoa sobre si mesma sem que haja problemas se estas forem conhecidas por outras pessoas. Por exemplo, opiniões sobre fatos, demonstração de conhecimentos profissionais, demonstrações de que é uma pessoa bem informada sobre fatos importantes, etc. "Informações individuais (ou 'particulares')" são aquelas relacionadas a tudo que só deve ser conhecido pela própria pessoa ou por pessoas às quais tais informações interessem particularmente ou que sejam de sua confiança. 
Numa rede social online - qualquer que seja - as informações individuais devem ser evitadas. No Facebook, alguns usuários tem feito circular uma postagem com um texto mais ou menos assim: 
"As mudanças no Facebook estão permitindo que pessoas sem nossa autorização vejam todas as nossas postagens...etc." 
O texto, divulgado por pessoas preocupadas com sua privacidade, orienta os amigos a clicarem em determinados locais (fotos, nomes, etc.) com o objetivo de garantir maior segurança. Ocorre que esses cliques em nada ajudam quanto a isto porque, por mais restrito que seja o número de pessoas com permissão para ver as postagens, sempre será muito grande o número de pessoas não conhecidas que poderão vê-las. Os usuários precisam ter em mente que, numa rede social - e especialmente numa rede social na Internet - a privacidade total é algo impossível. É como você querer ficar sentado num banco de uma praça pública por algumas horas e não querer ser visto pelas pessoas que passarem por ali. 
Em casos assim, a falta de segurança não ocorre por causa de mudanças no Facebook ou em qualquer outra rede social, mas apenas porque o usuário posta coisas que não deveria postar. Se você é usuário de uma ou mais dessas redes, a responsabilidade por aquilo que você postar é exclusivamente sua. Portanto, o que ocorrer por causa dessa postagem é também responsabilidade exclusivamente sua. Caso você queira comunicar-se particularmente com alguém, faça-o por telefone, ou envie um e-mail à pessoa pedindo para ela telefonar para você, etc. Enfim, utilize outros meios que não sejam redes sociais online, por dois motivos: a) sua informação pode ser vista por outras pessoas que talvez você nem saiba quem são; b) as informações particulares não dão finalidades das redes sociais (elas não são proibidas, mas isto é porque é você quem tem que ter a consciência de não publicá-las). 


(1) "Microblogging" é um tipo de blogue que permite a publicação de textos com até 200 caracteres para serem vistos publicamente ou por pessoas escolhidas pelo usuário.     

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