Seu comportamento na Internet é como seu comportamento em qualquer situação na vida: tanto pode lhe ajudar a conquistar mais sucesso como pode arruinar sua carreira profissional e sua vida. Só depende de você mesmo(a).

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O que um consultor empresarial diz sobre postagens sobre segunda-feira e fins de semana.


Talvez você imagine que isto seja exagero de Renan Kaminski Damasceno, mas não é. Ele diz isto baseando-se em realidades bem fáceis de serem percebidas por todos nós. São várias, mas ele destaca três que considera como principais:

"1) Você passa cerca de 10 horas, pelo menos, dedicado ao trabalho, certo? (8h de trabalho efetivo, 1h de almoço e mais, pelo menos, 1h de deslocamento).
Isso significa que você passa 42% do seu dia de semana trabalhando.
2) Você trabalha, pelo menos, cerca de 220 dias no ano – 20 dias úteis por mês (o normal são 21 ou 22, mas já para desconsiderar feriados) durante 11 meses (um mês de férias).
Isto significa que você passa 60% dos dias do ano trabalhando.
3) Dos 7 dias da semana, você trabalha durante 5.
Isto significa que você passa 71% dos dias da semana trabalhando."
A partir destes princípios básicos, ele constrói uma lógica: "se você diz que odeia a segunda-feira, você passa a impressão de que não gosta do seu trabalho". É óbvio que essa lógica se refere tanto a empregados como a profissionais liberais. O pior é que, já que sua sobrevivência depende do seu trabalho, isto dá a muitas pessoas a impressão de que você não gosta da sua vida. É claro que estas pessoas nunca dirão isto a você, mas é isto que muitas delas pensarão.
Além disto, Kaminski pergunta: "É preciso explicar ainda mais?" - e explica: os grandes profissionais que sempre se destacaram nacional e internacionalmente nem sempre dizem que adoram a segunda-feira, mas nunca mencionaram que não gostam dela.
Maira Rhame publicou um pensamento muito interessante que alguém postou no Facebook: "Em vez de ficar torcendo pela chegada do fim de semana, por que você não arranja uma vida da qual você não precise fugir?".
Muitas são as pessoas que admitem que vão trabalhar na segunda-feira sentindo uma tremenda ressaca, e postam isto nas redes sociais online. Isto é como se fosse uma denúncia contra si mesmo. Neste caso, ninguém precisa ser um especialista para avaliar a questão. O profissional sabe que ele tem que trabalhar normalmente na segunda-feira; portanto, ele sabe também que é necessário impor limites a si mesmo no dia anterior. Ingerir bebida alcoólica é algo que alguém faz porque quer. Ingeri-la em teores que o façam sentir uma ressaca no dia seguinte também é algo que ele só não evita se não quiser. Portanto, a ressaca na segunda-feira é sempre uma demonstração de falta de responsabilidade. 
Neste caso, o "profissional" nem pode ser considerado um profissional de fato. Profissional, mesmo, é aquele que coloca a qualidade de seu trabalho como algo mais importante do que qualquer outra coisa na vida. Para isto, ele tem que ter o seguinte pensamento: se uma pessoa em condições normais não tem cem por cento de eficiência (porque, por melhor que um profissional seja, ninguém é perfeito em coisa alguma), uma pessoa com ressaca obviamente não trabalha tão bem quanto trabalharia se estivesse em condições normais. Além disto, o profissional que não se preocupa em perder o emprego por ser "profissional liberal" precisa lembrar que pode perder clientes, ou perder a oportunidade de conquistar ótimos clientes, porque por melhor que ele seja como profissional, há sempre outros ainda melhores atuando no mercado - e os clientes querem profissionais em quem eles possam confiar sempre mais.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário