Seu comportamento na Internet é como seu comportamento em qualquer situação na vida: tanto pode lhe ajudar a conquistar mais sucesso como pode arruinar sua carreira profissional e sua vida. Só depende de você mesmo(a).

terça-feira, 9 de junho de 2015

Os Dez Erros Graves Mais Cometidos Por Usuários nas Redes Sociais

Parece bobagem,
mas esses erros 
podem arruinar sua vida. 


Você pode até achar que isto é exagero, mas lembre-se: quando se trata de sua sobrevivência profissional e social, nem sempre o que você pensa é o que mais importa. Suas atitudes nas redes sociais online, nos blogs e em qualquer espaço na internet (até através de e-mails) são como suas atitudes na vida: podem promovê-lo(a) profissional e socialmente ou podem arruiná-lo(a). No entanto é tão fácil evitar esses problemas. Basta ter bom senso.
Por incrível que pareça, ainda há muitas pessoas que cometem erros graves, tão fáceis de ser evitados, como os descritos na ilustração. O pior é que estes são apenas os 10 mais frequentes segundo a Marketing Pessoal Online. Explico aqui o que significam cada um dos itens citados.
  1. As fotos inadequadas são aquelas em que o usuário aparece com muita frequência sem camisa, com um copo na mão, que pode ser de refrigerante ou água, mas sempre dá a impressão de que ele vive "tomando todas" o tempo todo. Mulheres que aparecem frequentemente de biquíni também devem evitar isto. A razão se baseia no ditado que diz que "tudo, quando é demais, é sobra". 
  2. Há usuários de redes como o Facebook que fazem questão de revelar, com frequência, que gostam de cerveja ou de outras bebidas alcoólicas. Há também os que fazem questão de defender a liberação de drogas ilícitas, achando que isto é "liberdade de expressão". Não percebem que isto faz muita gente achar que elas mesmas são usuárias dessas drogas, mesmo que não sejam. Não há necessidade de se exporem desta maneira.  
  3.  Falar mal do emprego através das redes sociais é um dos piores erros que uma pessoa pode cometer. Isto demonstra que é uma pessoa na qual ninguém pode confiar. Quem quer reclamar de problemas relacionados ao trabalho tem que falar sobre isto com seu próprio líder, no local e durante o horário de trabalho ou num horário marcado para conversar com ele sobre isto.
    É importante também lembrar que postar, "curtir" ou compartilhar postagens com piadas sobre a segunda-feira ou demonstrando estar contente com a chegada da sexta-feira é demonstrar que não está satisfeito(a) com seu emprego. O ato de fazer tais postagens em redes sociais é praticamente um pedido de demissão, mesmo que quem posta não perceba isto. Veja o que especialistas em marketing pessoal também dizem sobre isto aqui.
  4. É preciso ter muito cuidado ao digitar as palavras nas postagens, em comentários, nas mensagens "in box" ou em qualquer outro espaço. São muito comuns os erros crassos como "eu faço isto a muito tempo" (a forma correta é "muito tempo"), "mais" em vez de "mas", etc. Esses erros revelam dificuldade na comunicação através da escrita. O raciocínio geral é de que quem tem dificuldade de comunicação por escrito tem dificuldade de comunicação por qualquer outra forma. Nenhuma organização quer ter em seus quadros uma pessoa nessas condições. Muitos também são os clientes que jamais gostariam de contar com os serviços de um profissional assim. 
  5. Sobre comentários discriminatórios, é importante lembrar que "comentários" não são apenas as mensagens contidas nos espaços para comentários nas postagens. São também as próprias postagens quando estas revelam opiniões de seus autores. São comuns, o Facebook, por exemplo, músicos fazerem postagens criticando negativamente as condições profissionais de outros músicos (mencionando nomes de cantores, bandas, etc.), médicos se comportando também assim em relação a outros médicos, etc. Isto é falta de ética. 
  6. Mentir sobre qualificações profissionais, seja nas redes sociais online ou por qualquer outro meio, é uma forma de expor identificação falsa. Isto é crime, e a mentira, em algum momento, será descoberta. Se o autor or denunciado, as medidas contra ele podem ser bem severas. 
  7. A divulgação de informações confidenciais através da internet ou por qualquer outro meio faz com que as pessoas se afastem de seu autor. O motivo é claro: elas não confiam nele. Dirão a ele, talvez, que não têm usado as redes sociais por algum tempo por estarem muito ocupadas, ou darão outra "desculpa" qualquer, mas a verdade é que se sentem decepcionadas. Isto faz profissionais perderem empregos e clientes.
  8. Um apelido não profissional pode não causar tantos problemas assim. No entanto, numa rede social como o LinkedIn, que existe exclusivamente para relacionamentos profissionais, é algo que pode pesar muito contra o usuário. 
  9. Mentir sobre ausências ou sobre qualquer outra coisa é sempre um grande erro. Cometer tal erro numa rede social é como dar um pontapé inicial para a própria falência. 
  10. Sobre ligações com práticas ilícitas, isto é tão óbvio que dispensa comentários e explicações.
Marketing Pessoal Online explica que isto acontece porque toda pessoa é uma marca mas a maioria das pessoas não se vê desta maneira. Segundo Rafael Dal'Laqua, publicitário graduado pela Universidade Santa Cecília (Santos, SP) com pós graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), isto gera uma falta de ações concretas em torno de seu marketing pessoal. Ele tem razão quanto a isto. Numa rede social, mesmo quando a intenção do usuário é apenas conectar-se com amigos, parentes, etc., é preciso cuidado ao mostrarmos nossa imagem. O nome "rede social" já é, por si mesmo, uma advertência com este sentido. O que nós fazemos, a forma como nos comunicamos, muito de tudo isto é revelado sem nos darmos conta de que isto está ocorrendo. Portanto, evitar palavrões, excesso de gírias, ter o máximo de cuidado sobre o que revelamos, evitar erros como todos os citados acima, ter cuidado com o que postamos, o que curtimos e o que compartilhamos é o mínimo quanto ao que podemos e devemos fazer em nosso próprio benefício.

Leia mais sobre este tema aqui

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